contato@fonocare.com| (65) 3621-4440

Quais as vantagens do aleitamento no seio materno?
Além de todas as vantagens nutricionais e imunológicas, a prática do aleitamento em seio materno estimula o funcionamento adequado das estruturas da boca e da face. Mamar no peito fortalece a musculatura orofacial do bebê, diminuindo riscos de problemas futuros em funções importantes, tais como a respiração, mastigação, deglutição e fala.

Por que alguns bebês têm dificuldade em sugar?
As dificuldades de sugar podem ocorrer devido a: ausência do reflexo de sucção; diminuição da força de sucção; incoordenação entre as ações de sugar, deglutir e respirar; posicionamento inadequado da mãe e/ou bebê; ausência de selamento (fechamento) dos lábios ao redor do bico do seio materno; e inadequada movimentação de língua e mandíbula durante a amamentação.

O que fazer quando a alimentação no seio materno não é possível?
Na impossibilidade de o bebê mamar diretamente no seio materno, o próprio leite materno ordenhado ou outro tipo de leite, recomendado pelo pediatra, pode ser oferecido por meio de colher ou copinho. O fonoaudiólogo, após avaliação de cada caso, poderá indicar a forma mais adequada de amamentar o bebê.