contato@fonocare.com| (65) 3621-4440

O trabalho ortodôntico e fonoaudiólogo estão intimamente relacionados, ou seja, um interfere e depende diretamente do outro. Cada caso deve ser analisado e discutido pelos profissionais envolvidos. O fonoaudiólogo, por meio da terapia miofuncional orofacial, promove a adequação da musculatura e das funções orofaciais, favorecendo a estabilidade dos casos tratados por ortodontistas e evitando que as alterações dentárias voltem a ocorrer após a retirada do aparelho.

O que pode causar a mordida aberta?
A mordida aberta corresponde a um problema de oclusão de causa multifatorial. Podem ser citadas como causas a presença de hábitos nocivos (como sucção de dedo ou chupeta) e os distúrbios funcionais (como respiração oral e pressão inadequada da língua em posição habitual, durante a deglutição e/ou fala).

O que é ceceio?
O ceceio anterior corresponde a uma distorção da fala caracterizada pela colocação da língua entre os dentes da frente durante a produção de alguns sons, como /s/e/z/.

Mastigar de um lado só po de ser prejudicial?
Sim. Ao mastigar somente de um lado, também trabalhamos os músculos de apenas um lado do rosto. Isso faz com que haja uma assimetria facial com o passar do tempo. Além disso, a mordida pode ficar alterada e a articulação temporomandibular (articulação que une a mandíbula ao crânio e permite que a boca se abra e feche) do lado oposto ao da mastigação pode sofrer uma sobrecarga.

aparelhos_ortodonticos